16 comentários

* O Alfabeto. Origens e curiosidades.

O ALFABETO

As mensagens, tanto as claras quanto as criptografadas, geralmente são compostas quase que exclusivamente por letras… letras do ALFABETO. Que símbolos gráficos são estes e de onde vieram? O texto que você está lendo neste momento é apenas um arranjo específico de letras traduzindo sons que seriam emitidos se eu estivesse conversando ao invés de escrever. Wenn ich aber Deutsch schreibe, uso as mesmas letras para me comunicar em Alemão, and if I write English, bem… aí é Inglês. Mas nem sempre é assim, basta mudar o alfabeto e (é mais) difícil, porque provavelmente você não conhece estes símbolos.

Mas vamos ao alfabeto e à história dos símbolos da escrita.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O alfabeto, ou abecedário, é o conjunto das letras de uma língua, colocadas numa ordem convencional. A palavra alfabeto compõe-se de alpha + beta, as duas primeiras letras do alfabeto grego, correspondentes ao nosso a e b.Durante muitos séculos, a Antiguidade não conheceu uma forma absolutamente precisa de comunicar ou registrar por escrito as palavras faladas. Existiam, então, entre os vários povos, diversos sistemas de escrita, todos mais ou menos iguais porque se baseavam na ideografia, isto é, consistiam em representar as idéias por meio de pinturas ou desenhos.Esse processo foi se desenvolvendo pouco a pouco, culminando no verdadeiro elemento fonético, representado pela escrita cuneiforme na Mesopotâmia, e hieroglífica no Egito, desde o ano 3000 a.C., quando determinados sinais, independentemente da sua forma, passaram a representar um valor fonético isolado.Coexistiam, todavia, com um sistema de ideogramas; a escrita cuneiforme baseava-se numa fonética silábica; e a hieroglífica era ora silábica, ora consoante. Em outras palavras, esses caracteres tinham um valor ora ideográfico ora fonético e, ainda quando fonéticos, podiam representar uma multiplicidade de sons.

É impossível determinar com exatidão a data do aparecimento do alfabeto. Em dezesseis textos achados em Serabit-el-Khaden, na península do Sinai, escritos em língua semítica, existem cerca de 27 sinais diferentes , semelhantes aos hieroglifos, mas de critério nitidamente alfabético. Discute-se, entretanto, se a data destes documentos é da época de 1900 a.C. ou do começo do primeiro milênio.No começo de 900 a.C., a Grécia adotou o alfabeto fenício, que tomou feitio próprio no século IV a.C., com a formação definitiva do alfabeto jônico, composto de 24 letras e ainda hoje empregado.Sem dúvida, todos os alfabetos europeus se originam do alfabeto fenício. O alfabeto latino, depois adotado em toda Europa, deriva-se do grego. No começo, possuía apenas 16 letras – G, H, J, K, Q, V, X e Y foram adotadas mais tarde.

O conjunto de caracteres da escrita japonesa e chinesa não é propriamente um alfabeto. O número de caracteres japoneses, por exemplo, é de 3000 a 4000, baseados uns no sistema ideográfico e outros no fonético silábico.

O ALFABETO OCIDENTAL ATUAL

O alfabeto ocidental atual é o alfabeto latino de 26 letras. É composto por:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Espalhada pelos cinco continentes, a língua portuguesa figura entre as dez mais faladas dos planeta. Estruturada a partir do século XII, desde o século XV ultrapassou as fronteiras da península Ibérica, acompanhando as caravelas lusitanas na aventura das grandes navegações.O português é a língua oficial de 188 480 000 pessoas (Dados de 1992), assim distribuídas:

República Popular de Angola 11 000 000 hab.
República Federativa do Brasil 150 000 000 hab.
República de Cabo Verde 350 000 hab.
República da Guiné-Bissau 1 000 000 hab.
República de Moçambique 15 000 000 hab.
República Portuguesa 11 000 000 hab.
República Democrática de São Tomé e Príncipe 130 000 hab.

Os sete países que têm o português como língua oficial são chamados de lusófonos. E, apesar da incorporação de vocábulos nativos, de certas particularidades de sintaxe, pronúncia e grafia, a língua portuguesa mantém uma unidade.O português é também falado em pequenas comunidades, reflexo de povoamentos portugueses datados do século XVI. É o caso de Zanzibar (na Tanzânia, costa oriental da África); Macau (possessão portuguesa encravada na China); Goa, Diu, Damão (na Índia); Málaca (na Malásia); Timor (na Indonésia).O sistema ortográfico adotado atualmente no Brasil é o aprovado pela Academia Brasileira de Letras, na sessão de 12 de agosto de 1943, e simplificado pela Lei nº. 5.765, de 18 de dezembro de 1971. O alfabeto possui 23 letras:

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

Além dessas letras, há três que só podem ser usadas em casos especiais: K, W e Y.

O GREGO ANTIGO OU CLÁSSICO

O Grego é uma língua ariana, e foi uma das mais flexíveis e harmoniosas de todas as línguas indo-européias. Dividia-se em quatro dialetos muito semelhantes: o ático, o jônico, o dórico e o eólico. Homero escreveu no jônico antigo, Píndaro em dórico e Safo em eólico.O alfabeto grego tem 24 letras (originalmente eram as 22 do alfabeto fenício), inicialmente composto apenas de símbolos maiúsculos. Somente no século II a.C. começaram a surgir os símbolos cursivos e, muito mais tarde, no século IX, é que aparecem as letras minúsculas.

Hoje em dia, fora da Grécia, as letras do alfabeto grego ainda são muito utilizadas nas ciências, principalmente na Matemática e na Física.

NOME MAIÚSCULO MINÚSCULO TRANSCRIÇÃO
Alfa Α α a
Beta Β β b
Gama Γ γ g
Delta Δ δ d
Épsilon Ε ε e
Zeta Ζ ζ z
Eta Η η e
Teta (Theta) Θ θ th, t
Iota Ι ι i
Capa (Kappa) Κ κ k, c, qu
Lamda Λ λ l
Μ μ m
Ν ν n
Csi (Xi) Ξ ξ x
Ômicron Ο ο o
Pi Π π p
Ro (Rho) Ρ ρ rh, r
Sigma Σ σ s
Tau Τ τ t
Úpsilon Υ υ y
Fi (Phi) Φ φ ph (f)
Qui (Chi) Χ χ ch, c, qu
Psi Ψ ψ ps
Ômega Ω ω

o

Anúncios

16 comments on “* O Alfabeto. Origens e curiosidades.

  1. muito obrigado as informações me ajudarão muito!

  2. tá,ótimo texto,mas ainda não encontrei o que eu queria,que é a importância do alfabeto grego na física

  3. tá,ótimo texto,mas ainda não encontrei o que eu queria,que é a importância do alfabeto

  4. muito bom, espero que coloque tambem sobre o alfabeto sumeriano.

  5. É mt bom saber sbre as coisas antigas que ainda sao utilizadas…

  6. É mt bom saber sbre as coisas antigas que ainda sao utilizadas…

  7. eu amei esse site porque eu encontrei o que eu queria so que as letras é muito pequenas por isso não pequei desse site mas pequei as letras do alfabeto grego em outro site com letra maior.

  8. A ONG Alfabeto sem Amarras está divulgando sua proposta de simplificação radical no código alfabetário da língua portuguesa. Segue a ideia do Senador Cristovam Buarque; “se houver uma mudança redical, aprendendo-se uma vez, nunca mais e errará.
    Acesse: http://www.alfabetosemamarras.org
    Obrigado José Perea Martins, Presidente.

  9. Obs.: onde se lê “redical”, leia-se “radical”. Onde se lê,”e”, leia-se “se”.Obrigado.

  10. Eu amei tomara q eu tire um 10 no meu trabalho de história

  11. legal espero Q ME AJUDE NO TRABALHO DE PORTUGUÊS

  12. pude perceber que os grego desde então foram tão inteligentes, e tinham domínio das coisas.
    Antes do aparecimento do alfabeto o povo comunicavam-se com desenho e algumas figuras rupreste, e em novecento surge assim o alfabeto grego vindo do finício a.c apartir do sécuso ix.

  13. o alfabeto grego sempre tem suas origem e qual e a sua

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: