2 comentários

Processo preso nº 44

Não nos adiantemos à Justiça, se a houver e a funcionar…

Mas esperamos que a Justiça não antecipe qualquer forma de pena antes do julgamento.

Uma prisão (preventiva(?)) para apuramento da eventual responsabilidade por crimes cometidos pode traduzir a confissão de que não há dados concretos apurados, ou suficientes, para acusar. Apenas indícios ou suposições. No fundo, precisam de tempo.

Se não há dados concretos, a determinação de prisão pode perfeitamente constituir-se num acto lesivo dos interesses e do bom nome de quem é detido, não havendo posteriormente meio de ressarcimento capaz ou suficiente que reponha a honra.

Que não se confunda a igualdade de todos os cidadãos perante a lei com o estatuto político de um ex-1º ministro. A boa ou má imagem política não se resume à mesma imagem do cidadão comum. A igualdade apenas deve ser conferida na aplicação de penas e exigência do cumprimento das leis, onde o estatuto se deve igualar entre o cidadão comum e o político, atrevendo-me a admitir até que o rigor possa ser mais exigente para com este.

O preso nº 44 do Estabelecimento Prisional de Évora não é um preso comum. É um ex-1º ministro com peso político cujo contorno de prisão preventiva pode condicionar o quadro eleitoral que se aproxima, não sendo posteriormente possível remediar uma situação que caduca no tempo, mesmo que a justiça venha mais tarde a fazer-se, venha ela a ter o desfecho que tiver.

O prejuízo pode ser do país e a justiça pode ser responsabilizada por deixar arder a floresta preocupando-se mais com uma única árvore, por muito apetecível que esta possa ser.

Nota:

Há uma questão que incomoda.

Porque razão os que concordam com a prisão preventiva estão na direita ou com o governo e os que a acham abusiva e incorrecta estão na esquerda ou no PS?

Nada a ver com política esta detenção…!

Apontamentos:

(in Facebook de Pedro Cabrita)

3JAN2015

– Sócrates com a resposta às 6 perguntas da TVI parece ter infringido um regulamento qualquer, pelo que está sujeito a sanções. Segue, naturalmente, directo para a solitária…!
Como as perguntas foram feitas pela TVI sem pedido de autorização, espera-se a todo o momento que o José Alberto Carvalho seja preso preventivamente…

– Joana Marques Vidal vai ser galardoada em breve por ser a Procuradora-Geral da República que mais fugas de informação permitiu em tempo recorde.
O Correio da Manhã e o Sol contestam de forma atrabiliária esta atribuição de prémio, por considerarem que é uma forma libidinosa de lhes ofuscarem o mérito do saque das informações sob segredo de justiça, segredos na posse do juiz Carlos Alexandre e Joana Marques Vidal. Na verdade injusto.

– O juiz Carlos Alexandre substituiu a foto de Baltazar Garzón que tinha na secretária pela sua própria, por ser o primeiro juiz em Portugal que manda prender um ex-primeiro ministro com base em indícios e sem culpa formada, invocando a eventual perturbação de inquérito, coisa que durará – aposto…! – até setembro de 2015, após o ato eleitoral para as legislativas.

– Entretanto, notícia:
O juiz espanhol Baltazar Garzón foi condenado a 11 meses de suspensão do exercício da magistratura por ter ordenado escutas ilegais…!
… ATENÇÃO, CALMA…!!… isto foi em Espanha…!

 

 

2 comments on “Processo preso nº 44

  1. Comparar Carlos Alexandre a Bartazar Garzón é ofensivo para este último que andou anos a fio a julgar banqueiros, empresários (Conde) e outros com culpa formada, não arbitrariamente ou por interesses político-partidários. Mas a extrema esquerda também anda a bater no Sócrates com o apoio de vozes perversas como a do historiador Fernando Rosas num artigo demolidor do Libération de nov. 2014. O título é só este: ‘Sócrates, la chute d’un «opportuniste sans idéologie», e por aqui logo se vê como está o ‘julgamento’ em praça pública, também no estrangeiro o que, como muito bem dizes, é lesivo para a imagem do país. Mas o Caius Alexandre tem lá noção disto…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: